quinta-feira, 29 de agosto de 2013

10 coisas para fazer em Dublin

Com tudo o que há para ser visto e feito em Dublin, não é de admirar que essa seja a capital europeia que apresenta um dos mais altos índices de crescimento populacional. Aqui, a cultura moderna e as tradições centenárias irlandesas caminham lado a lado, fazendo desta cidade europeia uma cidade única.

As belas construções antigas, castelos e paisagens campestres que cercam a cidade, dá um charme todo especial a essa metrópole agitada e intensa. Em Dublin, a vida noturna é uma tradição regada à Guinness, a cerveja local. Os principais pontos turísticos e pubs se reúnem na região chamada Temple Bar. O Rio Liffey, que divide a cidade, completa o cenário.

A capital da Irlanda é repleta de agradáveis surpresas e tradições divertidíssimas. Os turistas podem conhecer e aproveitar as celebridades com raízes irlandesas, como a banda U2, The Corrs e The Cranberries. Artistas com ritmos mais tradicionais também conquistam o coração dos visitantes, entre eles o The Dubliners, Enya e Dropkick Murphys. A Irlanda também está no cinema, com nomes como Colin Farell e Jonathan Rhys Meyers, e na literatura, com James Joyce, Oscar Wilde e Clive Staples Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia.

Confira alguns passeios imperdíveis para fazer em Dublin.

1 - Museus


Museu Nacional: Lá você encontrará a história da Irlanda desde seus primórdios exposta com peças que remetem ao ano 2.000 a.C.  Já a Galeria Nacional abriga um acervo completo de obras de arte dos séculos XIV ao XX. Entre as obras, estão o renascentista Caravaggio e o irlandês Jack B. Yeats.


Kilmainham Gaol Historical Museum: Ótimo para quem quiser saber um pouco mais sobre o processo de independência da Irlanda. Na construção que abriga o museu já funcionou como uma antiga prisão. Em sua historia como prisão já serviu para presos políticos onde eram torturados e mortos entre os anos de 1796 a 1924.



James Joyce Museum: A Irlanda é também terra de grandes escritores. Um dos mais célebres, James Joyce, possui um museu em Dublin. Abrigado na antiga casa de Oliver Gogarty, onde Joyce morou, o museu reúne objetos pessoais do escritor, cartas, livros e fotografias, entre outros itens. O próprio museu é uma atração. A casa é uma das antigas torres construídas para proteger o país das tropas napoleônicas no século XIX e foi descrita no início do livro Ulysses. Vale a pena conferir essa antiguidade.



2 - Dublin Castle: castelo de Dublin, é um dos mais famosos. Construído no século XIII, ele serviu de base para o governo britânico na Irlanda por sete séculos, até que o governo irlandês o retomasse em 1922. Os turistas podem visitar a antiga capela do castelo, construída no século XIX em estilo gótico, os antigos cômodos que abrigavam os vice-reis da Inglaterra e a torre.



3 - Christ Church: A catedral foi erguida no ano 1038 e preserva ainda alguns arcos e peças em pedra originais. A cripta, uma das principais atrações, não foi alterada desde o século XII. 



St. Patrick Church: Já que a Irlanda é o lar do St. Patrick’s Day (Padroeiro da Irlanda), não podia faltar a igreja de St. Patrick. É  a maior igreja do país, construída em 1190 e reformada no século XIV após um incêndio, ela não preserva a estrutura original, mas possui uma arquitetura impressionante.



4 - Trinity College: É a universidade mais antiga do país e carrega nomes importantes em sua história, entre eles Oscar Wilde, Jonathan Swift e Bram Stoker, o autor de Drácula. Fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I, a universidade preserva prédios que datam do século XVII ao XX.


Em Dublin, a vida noturna é uma tradição regada à Guinness, a cerveja local. Os principais pontos turísticos e pubs se reúnem na região chamada Temple Bar.

5 - Guinness Storehouse: E nenhuma visita a Dublin é completa sem conhecer a cervejaria Guiness. A construção preserva parte da cervejaria original e possui um bar no terraço, com uma maravilhosa vista de Dublin. Os turistas podem fazer uma visita guiada para conhecer o processo de fabricação da Guinness e, é claro, provar um pouco. 



6 - Temple Bar: Falando em lugares que não podem faltar em sua passagem por Dublin é sem duvida o Temple Bar, que é o local perfeito. Com uma variedade de restaurantes, bares e pubs reunidos, o local oferece opções para o dia e para a noite. Teatros e galerias também podem ser encontrados nesta região, considerada o lado boêmio de Dublin.


7 - Phoenix Park: O parque também merece um espaço nos roteiros. Um dos maiores parques urbanos do mundo abriga mansões, a casa do Presidente da Irlanda e até um castelo do século XV. Com lindas paisagens, o passeio pelo parque pode ocupar facilmente um dia inteiro.



8-  Dalkey Castle: Aqui os visitantes podem viver uma experiência interessante. Com encenações, são contadas histórias dos anos em que a Irlanda foi governada pelo Rei Henrique VIII. O rei ficou famoso pelo rompimento com a igreja Católica e pela criação da igreja Anglicana, além de suas reviravoltas pessoais, que incluem seus seis casamentos.


9 - Malahide Castle: Outro castelo famoso, fundado no século XII. Ele pertenceu à família de seu primeiro proprietário, Richard Talbot, até 1973. Os jardins e o interior decorado com peças tradicionais irlandesas são um verdadeiro passeio pelo passado.


10 -  Dublin Writes Museum: Para os amantes da leitura essa é uma parada obrigatória. A coleção envolve a máquina de escrever de James Joyce, cartas de Brendan Behan sobre a vida na época em que viveu e notas de Joyce, Behan e Samuel Beckett sobre variados assuntos.


Não perca mais tempo, faça agora mesmo seu intercâmbio!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário