quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Intercâmbio





Como começou o intercâmbio    

Tudo começou com duas ONGs a AFS e a Rotary, que tinham como objetivo levar a Paz e Compreensão entre os povos. Essas ONGs surgiram durante a primeira guerra mundial, onde auxiliavam jovens americanos que iam fazer trabalhos voluntários, como motoristas de ambulâncias em Paris, retirando soldados feridos das frentes de batalha.

Após a guerra, esses jovens voluntários notaram o quanto haviam aprendido sobre a vida e a cultura dos franceses com quem trabalharam, e perceberam que os medos e angústias de pessoas de variados lugares do mundo eram similares.

Em 1929, o Rotary Clube de Copenhagen, na Dinamarca, organizou a primeira troca de estudantes de ensino médio com outros Rotarys da Europa. Dez anos mais tarde, esse sistema chegava aos clubes da Califórnia, nos EUA, os quais passaram a organizar intercâmbios de estudantes com clubes latino-americanos.

Veio então a Segunda Guerra Mundial, a qual também contou com a ajuda dos voluntários da AFS, ou AFSers, desta vez em mais territórios na Europa, Norte da África, Índia e Síria. Neste período, o Rotary Clubes europeu se vira forçados a pausar seus intercâmbios, sendo retomados em 1946.

No ano seguinte, com uma rede mais estabelecida, tanto em número de membros, quanto em presença internacional, os AFSers fundaram a AFS Intercultural Programs, contribuindo para o estabelecimento do conceito de Intercâmbio Cultural, ao enviar 10 estudantes adolescentes de diferentes países para os EUA para um ano de vivência intercultural. A organização hoje tem presença em 52 países e já realizou mais de 300 mil intercâmbios em sua história.
                      
Já no lado do Rotary, em 1958 as trocas entre clubes chegaram ao leste dos EUA e em 1972 o sistema foi transformado em um programa oficial da Instituição no mundo todo. Administrado pelos clubes e distritos (divisões regionais), a ONG realizava 8000 intercâmbios anuais, em mais de 80 países.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário