1- Paris é dividida em 20 ‘arrondissements’
Os arrondissements de Paris correspondem a uma divisão administrativa em vinte áreas municipais. Estes 20 arrondissements estão distribuídos segundo uma espiral que se desenvolve no sentido dos ponteiros do relógio a partir de um ponto central da cidade localizado no Louvre (1º arrondissement). Os números mais baixos correspondem a arrondissements mais centrais e os números maiores aos arrondissements mais distantes do centro.
Cada arrondissement está subdividido administrativamente em quatro bairros, que correspondem aproximadamente aos quartos noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste do respectivo arrondissement.
Desta forma, os endereços a numeração de cada “arrodissement começa por 75 e termina pelo numero corresponde ao bairro em que ele se situa, por exemplo, um endereço situado próximo ao Louvre terminará com o numero 1 ou seja 75001, então, fica mais fácil identificar um endereço de um hotel em relação ao quarteirão que ele fica localizado e saber se, eventualmente, ele é bem localizado.
2 - Os bairros mais badalados de Paris
Paris é chique e refinado por si só, porem como em qualquer lugar sempre tem os mais tops:
Quartier Latin: Situado na famosa Rive Gauche ” (lado esquerdo do Sena) ao sul, tem tudo que você precisa, ruas feitas para perambular , se perder, se achar e a cada dia uma nova descoberta, sem falar em todos os cafés que fazem dele um dos quartiers mais místicos de Paris.
O Marais: Bairro repleto de artistas, e pessoas do mundo da moda.
Montmartre: Com sua famosa ” Place du Tertre ” com seus pintores e artistas ,cafés restaurantes, e a famosa e deslumbrante Catedral de Sacré Coeur. Ótimo programa para um passeio durante o dia.
3- Os Museus
A maioria dos museus são FREE no primeiro domingo do mês. Isto inclui Musee d’Orsay, Museum Pompidou e o Louvre. Então aproveite!
4 - O Rio Siena
O Rio Sena é uma atração à parte. Dividindo Paris em duas partes com bancos para relaxar, pontes para ligar os dois lados e seus deliciosos boat tours. Depois de um dia batendo perna, poder admirar a luz rosada de Notre Dame no por do sol , um espetáculo único e inesquecível, que percorrem vários pontos turísticos da cidade e que valem muito a pena!
5 - Transporte
Você pode ir por toda parte de Metro, trem, ou bicicleta
A rede de metro de Paris é uma das melhores do mundo, vc pode ir por toda parte de Metro,(do 1 ao 20 arrondissement ) ou ainda utilizar ou RER (trem) para distancias mais longas ou mesmo o famoso TGV ( trem de grande velocidade ) para conhecer as cidades que situam em tornode Paris.
Bicicleta: Você também pode alugar bicicletas por toda cidade. Você fornece os dados do seu cartão de crédito paga uma taxa de 1 Euro e, os primeiros 30 minutos são gratuitos e, depois você paga pelo tempo que ficar. Uma forma barata de bater perna e também de queimar as calorias!
Dica: Chegando em Paris pela primeira vez melhor forma de conhecê-la é comprar um passe de 2 dias nos famosos "Cars Rouges", ônibus circulares de dois andares que param em todos os monumentos e que passam a cada 15 minutos.
6 - Compras em Paris
O lugar mais turístico para compras em Paris é a Champs Elysées, mas se quer fugir um pouco do lugar comum, sugiro a Rue de Rivoli , Rue Saint Denis e Rue des Lombards. Além disto, passear pelas rue Cambon, Avenue montaigne, faubourg saint-honoré e rue de sévres.
7 - Lazer
Além de museus, lojas e cafés maravilhosos, existem vários parques e áreas verdes imperdíveis em Paris:
Jardin du Tuileries: Lindo jardim na frente do Museu do Louvre.
Parc du Champ de Mars: Um ótimo lugar para relaxar bem abaixo da Torre Eiffel.
Jardin de Trocadero: Pequeno jardim do lado oposto do rio onde fica a Torre Eiffel.
Jardin de Luxembourg: Localizado no 5th Arrondissement, é um dos mais famosos jardins de Paris e também o meu preferido. Lá tem também ou Palais du Luxembourg. Uma das construções mais bonitas de Paris.
8 - Restaurante
Já os restaurantes mas “hipados” para uma “night out” são: La Cantine du Faubourg, Maison de la Truffe, Le Stresa, Lê Relais de L´Entrecôte e o La Societé. E claro para completar a Noite, não poderia faltar a Torre Eiffel que é ainda mais mágica à noite.
9 - Vida Noturna
Os franceses sem dúvida sabem aproveitar a vida e à noite lotam os teatros, restaurantes, bares e casas noturnas de Paris. Um dos locais mais marcantes é o teatro Ópera Nacional de Paris Garnier.
10 - Você pode morar e estudar em Paris sem visto por até 90 dias:
Se você esta pensando em Paris, agora sabe que é uma ótima opção para estudar e apreciar uma cultura diferente, sem falar que, se você pretende passar mais de 90 dias em Paris estudando, não é necessário ter visto!!
Aproveite para estudar na LSI, uma escola bem conceituada em todo o mundo. A LSI é uma escola com mais de 40 anos de experiência no ensino de línguas e com a garantia de satisfação dada por milhares de estudantes de diversas partes do mundo. A LSI proporciona o ambiente ideal para a aprendizagem.